No universo das motocicletas Adventure, existe uma espécie de sistema de aulas não oficial. As motos são agrupadas como entrada, média cilindrada, alta cilindrada, etc. Embora não sejam padronizadas na indústria das motocicletas, a maioria das motos que você está considerando para compra devem se encaixar em uma posição nessa categorização de tamanho de motor ou melhor caso de uso.
No entanto, existem algumas motos que se recusam a se encaixar nesse padrão, como a Tenere 700 . Sem papel, elas parecem ser de mídia ou alta cilindrada. No entanto, ao comparar ou analisar mais profundamente seu desempenho, inovações e capacidades, percebe-se que estão fora da norma, em uma extremidade do espectro, acima ou abaixo das demais, e quase incomparáveis no conjunto.
Diante disso, surgem as perguntas: essas motos “diferentonas” são super-realizadoras ou sub-realizadoras? Estamos destacando duas delas neste material para tentar descobrir!
Honda África Twin vs.
A Honda Africa Twin e a Yamaha Tenere 700 são duas dessas motos “intermediárias”. Brilham isoladamente, liderou o segmento com um valor e confiabilidade inegáveis, além de serem as duas motos multi-cilíndricas japonesas mais populares.
Vamos lá: a Honda Africa Twin voltou com força ao mercado norte-americano em 2016. Sua capacidade total e interface simples, sem firulas, foram uma abordagem refrescante para as motos Adventure de tamanho completo. Equipada com um motor paralelo-twin de 998 cc, uma CRF1000L era revigorante.
Finalmente, as atualizações de 2020 trouxeram o motor de 1084 cc que ainda temos, além de quatro modos de pilotagem predefinidos, dois modos personalizados, controle de empinada, controle de cruzeiro, integração com o Apple CarPlay e mais. A potência do motor era necessária para que a Honda atendesse às regulamentações de emissões Euro5, mas ainda ficamos um pouco desanimados com o complexo eletrônico de operação, justamente quando a concorrência estava oferecendo mais (ABS em curvas) que era mais fácil de controlar por meio de interfaces de usuário elegantes.
Yamaha Tenere 700: Descomplicadamente Incrível
Nada é mais simples do que uma Yamaha Tenere 700. E ela não mudou nada desde a primeira versão norte-americana em 2020. Um corpo de borboleta controlado por cabo gerencia a alimentação para um motor paralelo-twin de 689 cc CP2.
Não há controle de tração além de sua mão direita e das vantagens de torque do motor. Existe uma configuração de ABS para uso em estradas que pode ser desativada (roda traseira) ao iniciar o botão de modo único no painel de instrumentos envelhecido e monocromático.
Ela é simples em todos os aspectos, até nos tubos dos pneus. É uma moto de viagem básica, razão pela qual é tão amada no mercado. Os proprietários do Tenere 700 não acham necessário ter todos esses eletrônicos sofisticados para aprimorar sua viagem.
Lado a Lado: Comparação significativa
Além de suas diferenças óbvias, tecnológicas e cilindradas, a Africa Twin e a Tenere 700 são muito comparáveis no mercado de motos Adventure.
Claramente, a Africa Twin é uma opção premium aqui, oferecendo mais de tudo e pronta para grandes jornadas tanto em estradas quanto fora delas. Isso inclui especificações de suspensão, curso e capacidade de combustível.
A AT apresenta um garfo de 45 mm com 9,1 polegadas de curso, em comparação com as unidades de 43 mm do T7 com 8,3 polegadas. A traseira segue a mesma linha, com a Honda desfrutando de 8,7 polegadas contra 7,9 polegadas da Yamaha. Quanto ao combustível, a Africa Twin comporta cinco galões, e a Yamaha, 4,1.
Seguindo a temática premium da Africa Twin, toda a interface do cockpit é colorida, enquanto o Tenere 700 é de uma cor correspondente ao custo. Esse brilho tem um custo, já que a eletrônica da Africa Twin é massivamente complicada de manipular para iniciantes…
Fora da interface do piloto, a construção da Honda Africa Twin é simplesmente de um nível superior. As melhores piscas da indústria estão a bordo, assim como toda a gama de ferramentas eletrônicas, como controle de cruzeiro. A Tenere 700 possui as piscas mais engraçadas da indústria em comparação e, mais uma vez, não possui eletrônicos.
A avaliação final: qual escolher?
Com essas motos maravilhosas, é muito fácil recomendá-las para as pessoas. Você não pode errar escolhendo uma Honda Africa Twin ou Yamaha Tenere 700. Com os preços atuais, você pode se sentir bem com sua compra por muito tempo.
A Africa Twin parece estar vencendo o jogo a longo prazo, oferecendo tudo o que você poderia desejar por um preço razoável.
Adiante, a Tenere 700 tem um pouco de patrimônio líquido em seu estado atual no mercado. Ser uma moto mais barata em um segmento nem sempre é algo bom, mas a Yamaha pode continuar sendo uma escolha incrível se a diferença de preço não diminuir.
No entanto, à medida que mais motos entram no mundo da T7 (a próxima Honda Trans Alp sendo uma grande concorrente), ela terá que continuar sendo uma vencedora em preço e solidificar seu domínio no mundo analógico ou elevar o nível e trazer mais desempenho para uma mesa.
A conclusão é simples: você não precisa escolher uma motocicleta esportiva Adventure de média, grande ou qualquer tamanho nos dias de hoje. Ela só precisa do seu tamanho. Como saber o seu tamanho? Veja onde você realmente vai pilotar e qual será a extensão de suas viagens. Isso provavelmente responderá a uma pergunta para você.